Previdência Privada
Seu futuro está apenas começando.
Por que Previdência Privada?
Aposentadoria, previdência, amanhã, futuro, depois... Não quero pensar nisso agora. O que importa é o presente. Tô muito novo para pensar no que vai acontecer daqui a 20 ou 30 anos. Nem sei se estarei vivo ainda? Aposto que você acabou de pensar nisso tudo quando leu o título.
E se você for o sortudo que estiver gozando de perfeita longevidade nesses anos? E olha estamos vivendo mais!!! Você decide hoje como vai ser o seu amanhã. Vai poder viajar, fazer aquele happy com os amigos sem preocupação (afinal você pode estar de férias permanentes), filhos encaminhados e agora só faz o que quer. Mas se estiver sem o “dindin” não poderá ser dessa forma. Vai ter que trabalhar mais um pouquinho e tentar fazer essa festa toda depois.
O legal é começar bem cedo, de pouquinho em pouquinho. Mas nem por isso você precisa deixar de aproveitar os bons momentos de hoje. Só precisa se organizar. Afinal, o amanhã é feito das escolhas de hoje.
Taxas e Particularidades
- Previdência tem taxas, como a de carregamento e de administração. Lembre-se de olhar e entender bem o que é isso e como funciona.
- Esse tipo de produto é investimento. Avalie sempre o custo/benefício entre valor das taxas envolvidas versus retorno.
- Você ainda pode brincar de investidor de acordo com seu perfil de risco: renda fixa, ações ou multimercados e até mesmo, parte dela no exterior. É bem legal descobrir qual seu perfil.
Perguntas Frequentes
Sim, você pode resgatar a qualquer momento, seja de forma parcial ou total após o cumprimento da carência da seguradora e respeitando o intervalo de 60 dias entre resgates. Mas atente-se a outras taxas que podem ter se você fizer o resgate a curto prazo.
É um percentual definido pela instituição financeira ou seguradora a ser cobrada caso haja resgates ou migrações em curto prazo. Essa taxa varia de empresa para empresa e pode ser cobrada na entrada ou saída. É preciso se atentar muito para as opções que fazem a cobrança dessa taxa na entrada.
Não, você pode e deve definir no ato da contratação a destinação desse recurso na sua falta. E quando perto de aposentar, como sua realidade já pode ter mudado, reavaliar essa condição e redefini-la antes de aposentar-se. Essa é uma etapa muito importante para ser acompanhada por um especialista que entenda do assunto.
Um plano de previdência não tem a incidência do imposto semestral de 15% sobre a rentabilidade do plano, chamado de come-cotas como ocorre no fundo de investimento. Além disso, você ainda tem a possibilidade de ter incentivo fiscal todo ano de acordo com o formato do plano e da tabela de IR escolhidos. A previdência também é uma ótima opção para quem não consegue acumular patrimônio através de qualquer outro meio de aplicação ou investimento. Outro diferencial é a possibilidade de migrar entre os fundos sem ter que pagar taxas ou imposto, essa estratégia ajuda a melhorar os rendimentos e reduzir o risco de perda.